Cidades e vilas mais próximas: A Casa Flor de Sal está localizada no Sotavento Algarvio. Olhão, Fuzeta e Moncarapacho situam-se num raio de 5km em volta da Casa Flor de Sal. Tavira e Faro estão a 20 minutos.
Fuzeta (3,5km para Este) é a localidade mais próxima, e pode facilmente ser visitada a pé ou de bicicleta usando a Ecovia. Fuzeta é uma pequena vila com uma população permanente de 2500 habitantes vivendo da pesca, dos viveiros de marisco, da agricultura e do turismo. Tem inúmeros cafés e restaurantes, um mercado de peixe fresco e vegetais, uma feira à 5ª feira e um supermercado. Praticamente durante todo o ano é possível encontrar pescadores remendando as suas redes e reformados locais e turistas, jogando petanca. A Fuzeta tem 2 boas praias.
Olhão (5km para Oeste) tem pelo menos 650 anos. É uma típica cidade algarvia sem ter sofrido as consequências de uma elevada pressão turística. A parte velha da cidade manifesta muitas influencias mouriscas com um centro encantador com as ruas em calçada portuguesa, apenas transitáveis a pé, plenas de lojas e cafés. Caminhando para a beira-ria encontramos os mercados, incluindo o considerado melhor mercado de peixe do Algarve, uma longa fila de restaurantes e largas esplanadas. Olhão tem vários supermercados e um centro comercial com cinema, ginásio e clinica de saúde (Algarve Outlet). Existe também um serviço de ferry a partir de Olhão para as praias das ilhas de Armona e Culatra.
Moncarapacho (5kms a Norte) é uma pequena vila mais interior, rodeada de pomares e quintas agrícolas. O centro é uma simpática praça que rodeia a igreja onde pode tomar uma bebida ou refeição debaixo de jacarandás. Existem 2 excelentes restaurantes. O António e o Da Anas, onde pode encontrar comida portuguesa tradicional. Moncarapacho é também onde é produzido um dos melhores azeites artesanais do mundo, e a visita ao lagar é não só possível, como benvinda: Monterosa Azeite Virgem Extra.
Tavira (14km para Este) é a mais pitoresca e encantadora cidade do Algarve. Em certos pontos da cidade somos transportados para outras épocas: as origens da cidade remontam à Idade do Bronze, tendo ainda sido ocupada por Fenícios e Árabes. Foi elevada à categoria de cidade em 1520 por D. Manuel I e foi um importante e rico porto comercial entre os séculos XVI e XVIII. Passear pela cidade é uma lição de história: escavações Fenícias, portas mouriscas, floreados barrocos, para além das ricamente decoradas casas Algarvias. Tavira tem algumas das mais belas igrejas do Algarve, e existem mais de 20! O castelo do séc. XIII tem fantásticas vistas para a cidade e arredores. Para quem gosta de ciclismo, uma excelente forma de visitar Tavira é fazer o percurso de ida pela Ecovia, podendo regressar de comboio se assim o pretender (transporte grátis da bicicleta).