O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF): A Casa Flor de Sal está situada junto ao PNRF, um sistema lagunar, que engloba uma área de 18400 hectares de zona húmida, protegida pelos longos areais das ilhas barreira e por dunas, numa extensão de 60km.
O PNRF foi criado em 1978, está classificado como área protegida pela UNESCO desde 1987 e foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2010.
Esta reserva natural é de particular importância para a vida de muitas espécies de aves, estando contabilizadas mais de 200 espécies que usam o PNRF para se alimentar, como local de nidificação ou como área de descanço durante as migrações entre África e o norte da Europa. A atestar esta importância está a sua inclusão na prestigiada Convenção Ramsar, que classifica o PNRF como zona húmida de interesse internacional.
A Ria Formosa abriga ainda alguns vertebrados, como raposas, texugos, doninhas, 50 espécies de peixes (incluindo cavalos marinhos), 15 espécies de répteis, sendo os mais emblemáticos, os camaleões, muitas espécies de borboletas e de libélulas. Também a flora é rica com uma larga variedade de plantas, algumas com a capacidade de sobreviver temporariamente submersas na água do mar.
Provavelmente, a melhor vista da Ria Formosa consegue-se por via aérea, quando um avião se prepara para aterrar no aeroporto de Faro. Vista de cima, é um belíssimo mosaico de zonas verdes, recortadas por lagoas azuis e contornadas por claros areais. As praias são fantásticas, quer para os banhistas no Verão, quer no Inverno para quem gosta de fazer caminhadas. As zonas húmidas salgadas são um paraíso para os observadores de aves. Também para quem ama a Natureza, para artistas, fotógrafos, e para quem muito simplesmente aprecia a vida local, o parque tem muito para oferecer.
O Parque pode ser visitado muito simplesmente efectuando caminhadas a partir do nosso portão Sul, em passeios de bicicleta, por kayak ou viagens de barco. Também os desportos náuticos, como vela, surf ou kite surf são possíveis em certas áreas do parque.